sexta-feira, 1 de agosto de 2008

GONZO, o filme


Hoje, vou ser muito descolada e mandar pra vocês uma dica super legal! Para quem é estudante de jornalismo, então, é imperdível. Vamos esperar essa estréia no Brasil...

Acontece que o Hunter Thompson, jornalista famoso por desenvolver um estilo de jornalismo conhecido como "gonzo", é tema de um filme recém lançado nos EUA. Chamado de "Gonzo: The life and work of Dr.Hunter S. Thompson", o documentário conta com ninguém menos que Johnny Depp como narrador.

Aliás, o genial Johnny Depp (meninas, suspirem...hahaha) já encarnou o jornalista doidão nas telonas e é fã assumido do Thompson. Volto a falar disso depois...

Thompson também ficou conhecido por seu uso constante de álcool, comprimidos e alucinógenos, inclusive enquanto escrevia suas reportagens. Mas o diretor do filme, Alex Gibney, tratou de focar o documentário no impacto político do trabalho do jornalista e autor e em sua influência sobre o jornalismo moderno.

Em 2005, Hunter se matou com um tiro em sua casa no Colorado, aos 67 anos. O crítico Roger Ebert, do Chicago Sun-Time, elogiou a homenagem feita pelo documentário/biografia e levantou a seguinte questão: "Como é que esse cara era amado por tanta gente e não se amava?"
Quando li essa crítica, em especial essa frase, fiquei pensando um tempão. A frase do Roger Ebert dá uma reflexão monstra, gente...ainda mais em quem já teve problemas com depressão e auto estima antes. Inspirem-se!


O que é Gonzo?

Um estilo narrativo de jornalismo, assim como o chamado "new journalism" (que, aliás, foi influenciado e influenciou o estilo gonzo também): mais literal, relatado na primeira pessoa e empregando técnicas de ficção, tornando o texto menos seco e direto e que, talvez, perca parte da objetividade e credibilidade na apuração e no relato da reportagem, já que o estilo é marcado pela total parcialidade, ao contrário do que mandam todos os manuais de redação, faculdades e tratados de ética de jornalismo. Mas aí vale a pena questionar: existe mesmo jornalismo imparcial? E o que define essa imparcialidade?

No estilo Gonzo, o jornalista abandona sua posição de narrador e espectador, deixa de somente observar e relatar e passa a atuar diretamente na situação, participando do que acontece, se misturando profundamente à ação. O pai desse estilo jornalístico, como dito acima, é Hunter S. Thompson, autor do texto "Fear and Loathing in Las Vegas" (ou, em bom português, "Medo e Delírio em Las Vegas"). A revista Rolling Stone encomendou uma matéria sobre a Mint 400, uma corrida no deserto, perto de Las Vegas. Thopson recebeu uma quantia de
dinheiro para as despesas da viagem, mas, ao invés de seguir a pauta conforme combinado, ficou ali por Vegas mesmo e torrou tudo em drogas e álcool. Ele alastrou...dá até para considerar o cara como pai do Joselito, Jackass e rock stars caricatos em geral! Quebrou tudo no hotel, fez dívidas enormes, destruiu vários quartos e, para fechar com chave de ouro, fugiu sem pagar.

De volta à redação, entregou um texto que contava toda a sua experiência, descrevendo o ambiente da embriagante Las Vegas de seu ponto de vista alterado lícita e ilicitamente. E nem uma vírgula sobre a tal da corrida - de que importava, mesmo? Ainda assim, a revista publicou sua matéria, que marcou esse jeito novo de reportar e descrever, influenciando muita gente até hoje. Um exemplo disso são aquelas reportagens onde o jornalista se mistura a uma gangue skinhead, ou vive em uma favela com uma identidade falsa durante um mês, para depois relatar sua experiência em revistas ou livros.

O termo "gonzo" veio de um outro repórter, Bill Cardoso, que trabalhava para o Boston Sunday Globe. Ao se referir a um artigo de Thompson, usou a palavra como adjetivo, que seria uma gíria irlandesa do sul de Boston para designar o último homem de pé após uma maratona de bebedeira.

As matérias de Thompson viraram livros, que fizeram bastante sucesso; e depois, filmes.
"Where the Buffalo Roam", dirigido por Art Linson em 1980, com Bill Murray no papel de Thompson; e Fear and Loathing in Las Vegas", dirigido por Terry Gilliam em 1998, com Johnny Depp no papel de Thompson e Benicio del Toro como seu advogado.

10 comentários:

  1. Bá!
    Seu blog tá muito legal! Logo logo vc será uma blogueira descolada hahaha.
    E o mais legal é ler os textos imaginando sua voz hahaha.

    E ponha a receita no blog. Eu tava pensando, vc podia por a receita num estilo gonzo, ia ser bem legal huahuahua.

    Beijos, Bá!

    ResponderExcluir
  2. Que orgulho desta menina!!!!!!!!!!
    beijos,
    Mamis

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Removi porque escrevi errado e tenho aflição disso, e não tinha como editar :)

    Mas essa meninota um dia desses me mata de orgulho!

    Te amo, xuxu, mas nem precisa dizer, né?

    ResponderExcluir
  5. Pô, nem sabia do filme e dos detalhes da história do Jornalismo Gonzo =]

    Parabéns pelo blog e pela postagem. Vamos seguindo =D

    ResponderExcluir
  6. Sou eu quem comentou em cima. Esqueci de deslogar do meu irmão.

    ResponderExcluir
  7. Oi Bárbara!
    Sou a bibliotecária do Dante que te atendeu. Li se cadastro e vi que tem um blog. Como fui mordida por esse vírus, virei blogueira também. Parabéns pelo blog. Tá bonito. Passa pra conhecer os meus também.
    http://bibliotequiceseafins.blogspot.com
    http://sonhosmelodias.blogspot.com
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Genital hpv warts could be cancerous sometimes and may lead to vaginal as well as anal
    cancers in ladies. Where diagnosis proves particularly difficult
    it may be arranged that you have a small biopsy.
    "Duct Tape for the Treatment of Common Warts in Adults: A Double-blind Randomized Controlled Trial.

    Here is my webpage: officialwartrolreviews.com

    ResponderExcluir
  9. Hello! Do you know if they make any plugins to help with Seach Engine Optimization? I'm trying to get my blog to rank for some targeted keywords but I'm not seeing very good
    results. If you know of aany please share. Appreciate it!


    Here is my weblog: hack de dragon city

    ResponderExcluir
  10. I absolutely love your site.. Very nice colors & theme.
    Did you make this website yourself? Please reply back as I'm trying to create my own personal website and want to learn where you got
    this from or exactly what the theme is named.
    Appreciate it!

    Stop by my web blog - Apartamenty Jurata

    ResponderExcluir